-
Arquitetos: Boltshauser Architekten
- Área: 8600 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Kuster Frey
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conjunto de edifícios da escola secundária Krämeracker foi ampliado para incluir dois novos edifícios e espaços ao ar livre. O edifício escolar alongado está situado paralelamente ao edifício da escola secundária e faz com que os alunos entrem pelo edifício principal. O novo ginásio está localizado em frente aos ginásios já existentes, de modo que os quatro volumes do edifício estão dispostos em um padrão semelhante a um tabuleiro de xadrez, determinando diferentes espaços ao ar livre. Os novos edifícios são mantidos baixos. Deslocamentos sutis de volume vertical e horizontalmente estabelecem relações espaciais com o entorno.
As salas de uso comum estão localizadas na sede do prédio da escola: um amplo hall de entrada, a biblioteca, salas especiais e salas dos professores. A parte alongada do edifício abriga jardins de infância e uma creche no térreo, e salas de aula nos andares superiores, que podem ser combinadas e organizadas de forma diferente com a ajuda de paredes móveis. Em frente ao ginásio encontra-se um salão multiúso no piso de entrada, que pode ser acessado separadamente através do hall de entrada. Os vestiários localizam-se no subsolo, assim como a sala de equipamentos anexa ao hall.
As fachadas do prédio da escola e do ginásio refletem a estrutura racional e quadriculada do prédio. Elementos de concreto, superfícies rebocadas, pedras e janelas se complementam, pelo que o projeto reage às diferenças nas fachadas. A fachada principal voltada para a parte recuada do volume e caracteriza-se por uma forma diferenciada, que é coroada por acabamentos diferenciados sobre os pilares. A parede do piso térreo recua de modo que os pilares formam um alpendre. A fachada do ginásio, por outro lado, apresenta uma forma mais contida.
As medidas construtivas passivas caracterizam a sustentabilidade dos edifícios. Tanto a ala da escola quanto o ginásio são projetados em sistemas de pilares e vigas de concreto pré-fabricados. A adaptabilidade das salas através de paredes dobráveis e a construção de paredes divisórias permitem uma personalização a longo prazo para atender às necessidades em conforme a necessidade. Paredes de gesso e terra regulam a umidade nas salas, melhorando, assim, o clima no interior do edifício.
O material de cal da fachada de gesso foi obtido regionalmente usando aditivos exclusivamente naturais. Elementos de terracota especialmente desenvolvidos para o projeto são usados como elementos de destaque dentro e fora da escola. Os elementos das grelhas de ar são projetados em cooperação com a GFT Fassaden AG para garantir as seções transversais necessárias para ventilação. Nas salas de aula, eles permitem a entrada de ar, independente do clima, e o resfriamento noturno. Isso tornou desnecessária a instalação de sistemas de ventilação ativos.
Pedras semelhantes são usadas como elementos acústicos no interior. Como parte de um projeto de Arte e Arquitetura, mosaicos foram feitos e trabalhados nos pisos como embutidos. Este trabalho, inspirado em mosaicos de pedra natural na Itália, tornou-se acessível porque as pedras podem ser cortadas à máquina hoje. As hastes de vidro recém-desenvolvidas e feitas à mão nos foyers e escadarias foram feitas perto de Murano. Devido às suas inclusões, imperfeições e superfície irregular, proporcionam iluminação atmosférica mesmo com o uso de lâmpadas LED comuns.